“O metrô foi projetado para operar em
uma determinada velocidade e hoje vem operando muito aquém da sua velocidade.”
– Rodrigo Tavares (PRTB), em entrevista para a TV Cenário, de
Ferraz de Vasconcelos - SP
Ao responder à pergunta de um
espectador em entrevista à
TV Cenário, que realiza transmissão online a partir da cidade de
Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, o ex-candidato Rodrigo Tavares
(PRTB) afirmou que a velocidade dos trens do metrô é inferior à velocidade para
que foram projetados. O Truco nos Estados – projeto de
checagem de fatos da Agência Pública –
analisou os dados e concluiu que a afirmação é verdadeira.
A assessoria de imprensa do candidato informou, por telefone, que, na
realidade, ele se referia aos trens da Companhia Paulista de Trens
Metropolitanos (CPTM). A empresa pública é vinculada à Secretaria de Estado dos
Transportes Metropolitanos e é responsável por fornecer o serviço de transporte
por trem intermunicipal. A CPTM tem 89 estações e atende 22 municípios da
região metropolitana de São Paulo. Segundo a assessoria, o candidato se baseou
em notícias da imprensa e ações do Ministério Público que apontavam falta de
manutenção nos trilhos, o que ocasionaria a redução da velocidade e atrasos.
Como a questão feita pelo espectador foi especificamente sobre o metrô,
o Truco nos Estados analisou a performance dos trens da
companhia para saber se a fala de Tavares estava correta. Mas, como a
assessoria destacou que ele se referiu à CPTM, também foi verificado o que
acontece com essas composições. Nos dois casos, a avaliação é correta: os trens
andam em velocidade inferior à projetada.
A Companhia do Metrô de São Paulo é administrada pelo governo do estado
de São Paulo e opera três linhas atualmente: Linha 1-Azul, Linha 2-Verde e
Linha 3-Vermelha. A Linha 4-Amarela e a Linha 5-Lilás são administradas pelas
concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, respectivamente. A ViaQuatro tem a concessão da Linha Amarela por 30 anos, até
2036, e a ViaMobilidade tem a concessão da Linha Lilás até 2028, por 20 anos.
Ambas têm como principal acionista o Grupo CCR, que por sua vez é estruturado
majoritariamente por investidores internacionais.
O Metrô informou que os trens podem atingir 87 km/h, mas as velocidades
médias praticadas são realmente menores. Na Linha 1-Azul, os trens andam em
média a 30 km/h; na Linha 2-Verde, rodam em média a 33 km/h; e na Linha
3-Vermelha, a 39 km/h. Segundo as concessionárias ViaQuatro
e ViaMobilidade, na Linha 4-Amarela e na Linha 5-Lilás, a velocidade máxima que
pode ser alcançada é de 80 km/h. A velocidade média na Linha Amarela é de 34
km/h e na Linha Lilás é de 38 km/h. De acordo com a assessoria de imprensa da
ViaQuatro e da ViaMobilidade, a
velocidade média é calculada levando-se em conta os trechos de desaceleração e
aceleração, além do tempo de parada em plataforma para embarque e desembarque.
O Ministério Público de São Paulo realiza ao menos três investigações
com o objetivo de apurar fatos relacionados à aplicação de recursos e
investimentos na CPTM e à suposta falta de manutenção e risco de acidentes em
todas as linhas da companhia (Linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda,
10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira).
O Ministério Público abriu duas das apurações em 2017 e 2018. O órgão
aguarda relatórios periciais para prosseguir com as investigações.
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Linha do metrô |
Operadora |
Velocidade máxima |
Velocidade média |
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Linha 1-Azul |
Metrô |
87 km/h |
30 km/h |
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Linha 2-Verde |
Metrô |
87 km/h |
33 km/h |
|
Linha 3-Vermelha |
Metrô |
87 km/h |
39 km/h |
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Linha 4-Amarela |
ViaQuatro |
80 km/h |
34 km/h |
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Linha 5-Lilás |
ViaMobilidade |
80 km/h |
38 km/h |
Fontes: Metrô, ViaQuatro e ViaMobilidade
CPTM também anda devagar
Através de sua assessoria de imprensa, a CPTM informa que a velocidade
máxima permitida nas linhas dos trens é de 90 km/h. Em comparação, a velocidade
média praticada nas linhas é inferior, no geral. A companhia afirmou que as
condições normais de circulação variam de acordo com a extensão do trecho, da
velocidade máxima permitida entre as estações e da quantidade de paradas nas
estações.
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Linha da CPTM |
Trecho |
Velocidade média |
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Linha 7-Rubi |
Luz – Francisco Morato |
38 km/h |
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Linha 7-Rubi |
Extensão Francisco Morato – Jundiaí |
52 km/h |
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Linha 8-Diamante |
Júlio Prestes – Itapevi |
40 km/h |
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Linha 8-Diamante |
Extensão Itapevi – Amador Bueno |
32 km/h |
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Linha 9-Esmeralda |
Osasco – Grajaú |
39 km/h |
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Linha 10-Turquesa |
Brás – Rio Grande da Serra |
56 km/h |
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Linha 11-Coral |
Luz – Guaianases |
45 km/h |
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Linha 11-Coral |
Extensão Guaianases – Estudantes |
42 km/h |
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Linha 12-Safira |
Brás – Calmon Viana |
37 km/h |
Fonte: CPTM
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