Transporte Público mais Rápido
Sugestão para o Metrô:
Ideia
básica (hipotética):
Uma linha de metrô tem 20 km com 20 estações – cada
estação tem 132 m de extensão – cada trem tem 6 carros com 22 metros cada.
Teoricamente só de espaço das 20 estações é 2.640 metros
no total – a extensão da linha 20.000 m – sobram 17.360 metros.
Entre uma estação e outra é menor que 850 metros.
A composição tem que dar a partida com velocidade ZERO
até atingir uma velocidade ideal 60 km/h, tem que parar, pois, está chegando à outra
estação. Assim sendo, a velocidade média
é de menos que 30 km/h.
Considerando-se que a nossa linha, imaginária, não tem
cruzamentos ou obstáculos, essa velocidade é muito pequena para uma cidade que
corre contra o tempo.
O que Você acha se as nossas estações forem enumeradas de
1 a 20 na ida e na volta também de 1 a 20.
Cada partida inicial do ponto de vista Bairro / Centro –
um trem com a indicação no painel frontal a informação PAR.
O trem seguinte com a informação IMPAR.
O primeiro trem com informação PAR – para somente nas
estações PARES, a partir do ponto inicial na Segunda Estação, assim
sucessivamente até no final da linha.
O segundo trem com informação IMPAR – para somente nas
estações IMPARES, a partir do ponto inicial na Terceira Estação e assim
sucessivamente até o final da linha.
No sentido contrário, Centro / Bairro, a numeração também
seria de 1 a 20 – iniciando a viagem da mesma forma como anteriormente.
Com essa sugestão, haverá mais distancia
entre uma estação e outra de parada, consequentemente o trem poderá desenvolver maior
velocidade, encurtando o tempo da viagem.
Um abraço.
Jayme
Pereira da Silva
São Paulo, 24/maio/2013 – 5h30
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