Sugestão para a Secretaria Municipal de Transportes
O ônibus
é a forma escolhida pela maioria da população nos grandes centros, pois,
transporta a maior parcela dos passageiros nos coletivos, sendo muitas vezes a
única opção. Mas, o ônibus tem pouco a oferecer e são usualmente percebidos
como superlotados. Como os ônibus podem ser transformados em algo mais atraente
para empresários, empreendedores imobiliários e usuários potenciais? A resposta
pode ser encontrada no próprio veículo, na qualidade dos serviços, na aparência
dos pontos de parada e, finalmente, no perfil dos demais passageiros.
Os ônibus
são vistos como transporte para viagem de passageiros pobres, estudantes e
outros com poucas opções de escolha do transporte. Para que os ônibus possam atrair
mais passageiros, eles precisam atrair segmentos mais variados da população
incluindo passageiros da classe média e alta. Atrair com sucesso esses
passageiros irá melhorar o serviço para todos, além de criar um mercado mais
diversificado para encorajar os empreendimentos em torno dos corredores e
terminais de ônibus.
Para incentivar a
demanda, os ônibus devem ser atraentes, limpos, rápidos e confortáveis.
Os ônibus
também devem ser bem identificados e oferecer um serviço regular e confiável.
Pontos de parada devem ser atraentes e confortáveis, especialmente sob o mal
tempo, e devem trazer informações claras sobre os horários e mapas, tanto das
linhas locais como do sistema atualizado. A informação deve permitir aos
passageiros que determinem sem dificuldade como chegar a seus destinos.
Os ônibus
devem circular a cada minuto durante as horas de pico e em todos os poucos
minutos ao longo do dia, oferecendo aos que trabalham no centro, moradores e visitantes
acessos convenientes às muitas atrações da cidade, como: shopping centers,
parques, bancos, comércios e indústrias, etc... Os ônibus têm a vantagem de
serem flexíveis, por exemplo, a operação pode passar de paradas frequentes nos
bairros para um serviço de alta velocidade em vias expressas.
Ônibus
com maior frequência, com menor intervalo, sugere uma viagem mais confortável e
estimula uma vida mais tranquila para os passageiros idosos e trabalhadores em
geral, pois, a rapidez vai estimular os proprietários de carros a deixarem nas
garagens, utilizando o transporte coletivo.
Outra
sugestão é a intervenção com auditoria e fiscalização do trabalho nas empresas
de transportes e cooperativas, para localizar as irregularidades como aconteceu
em 1983/84 pela CMTC quando 17 empresas ficaram em “estado de intervenção”.
Jayme Pereira da Silva
Brasilândia,
17/junho/2013 - Brasilândia, 27/janeiro/2018
Sugestão para a distribuição dos
ônibus por tamanho:
Pequenos (com duas portas) –
circulares para atender os bairros e outras linhas.
Médios (com duas portas) –
circularem em bairros de longas distantes.
Grandes (com quatro portas)
Articulados e Biarticulados – só circularem entre os corredores e terminais.
Ônibus em circulação não
congestiona o tráfego, mas, lotado congestiona...
Onde há Ordem Haverá Progresso,
onde houver Progresso sem Ordem é Duvidoso.