São Paulo, 08 de Fevereiro de 2015

 

À

ASSESSORIA DE RELACIONAMENTO COM O USUÁRIO

SPTRANS – São Paulo Transporte S. A.

comunidade@sptrans.com.br

 

Ref.: TERMINAL PETRÔNIO PORTELA inaugurado em 07/fevereiro/2015.

 

É muito bonito ver uma inauguração, como um progresso na nossa região. Só que quando essa transformação faz a grande população ficar “confinada dentro de um veículo” que mais parece “transporte de animais” a coisa muda do ponto de vista humano.

Estive na inauguração desse Terminal de Trasbordo de Passageiros, por mais de duas horas.

Conversei com os técnicos em transporte e responsáveis pela nossa condução regional. Alguns dos quais eu já conhecia e outros que conheciam o meu nome através de correspondências com sugestões para melhorar o atendimento do nosso transporte.

É bem verdade que quando se trata de colaboração espontânea com sugestões, nem sempre são bem recebidas, mas, quando, quem reclama ou sugere, sabe que é possível ser praticada em benefício da população que sabe “quebrar e incendiar”, mas, não sabe para quem e onde reclamar, é mais difícil.

As tabelas de partidas das linhas 8213/10, 8213/21, 9782/10, 9782/31 e 9782/41 foram extintas e na reorganização foram criadas as linhas 1024/10, 1025/10 e 1026/10 que atendem a grande população da região com os horários iguais aos anteriores, isto é, com o mesmo intervalo das tabelas extintas e com os mesmos carros que transportavam a população “confinada”. Não resolveu o problema anterior. É evidente, com a redução da distância das linhas, houve a diminuição de carros nas linhas e consequentemente, um lucro maior para as empresas. Na tabela de sábado da linha 1026/10, como exemplo, os intervalos variavam em torno de 30 minutos. Apenas dois carros circulando da Vila Iara até o Terminal Petrônio Portela. Não mudou nada. As tabelas do Jardim Carumbé, também ficaram na mesma situação, os carros chegavam no Terminal lotados, como anteriormente, com os mesmos veículos do antigo sistema.

No outro lado da linha, os articulados que transportam muitos passageiros, partiam lotados com passageiros em pé, com intervalos de sete até quinze minutos, isso nesse sábado, dia da inauguração.

Precisamos de condução confortável para os passageiros que utilizam a condução depois do ponto inicial, por isso, muitos passageiros, preferem ir aos terminais, mesmo estando na metade do percurso.

Em conversa com um dos fiscais que não aceita os meus argumentos, disse que “o nosso transporte é muito bom”, que os articulados deveriam ser maiores, com intervalos mais longos. Sou contra a circulação de carros grandes em virtude dos intervalos longos, “quase fui agredido”. Eu disse que os carros pequenos em grande quantidade os intervalos são menores, o atendimento é mais humanizado. É mais emprego e mais conforto para o cidadão que tem seu carro na garagem e prefere o transporte público.

Atenciosamente.

 

Jayme Pereira da Silva

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