São Paulo, 08 de
Fevereiro de 2015
À
ASSESSORIA
DE RELACIONAMENTO COM O USUÁRIO
SPTRANS
– São Paulo Transporte S. A.
Ref.: TERMINAL PETRÔNIO PORTELA inaugurado em 07/fevereiro/2015.
É
muito bonito ver uma inauguração, como um progresso na nossa região. Só que
quando essa transformação faz a grande população ficar “confinada dentro de um
veículo” que mais parece “transporte de animais” a coisa muda do ponto de vista
humano.
Estive
na inauguração desse Terminal de Trasbordo de Passageiros, por mais de duas
horas.
Conversei
com os técnicos em transporte e responsáveis pela nossa condução regional. Alguns
dos quais eu já conhecia e outros que conheciam o meu nome através de correspondências
com sugestões para melhorar o atendimento do nosso transporte.
É
bem verdade que quando se trata de colaboração espontânea com sugestões, nem
sempre são bem recebidas, mas, quando, quem reclama ou sugere, sabe que é
possível ser praticada em benefício da população que sabe “quebrar e incendiar”,
mas, não sabe para quem e onde reclamar, é mais difícil.
As
tabelas de partidas das linhas 8213/10, 8213/21, 9782/10, 9782/31 e 9782/41
foram extintas e na reorganização foram criadas as linhas 1024/10, 1025/10 e
1026/10 que atendem a grande população da região com os horários iguais aos
anteriores, isto é, com o mesmo intervalo das tabelas extintas e com os mesmos
carros que transportavam a população “confinada”. Não resolveu o problema
anterior. É evidente, com a redução da distância das linhas, houve a diminuição
de carros nas linhas e consequentemente, um lucro maior para as empresas. Na
tabela de sábado da linha 1026/10, como exemplo, os intervalos variavam em
torno de 30 minutos. Apenas dois carros circulando da Vila Iara até o Terminal Petrônio
Portela. Não mudou nada. As tabelas do Jardim Carumbé, também ficaram na mesma
situação, os carros chegavam no Terminal lotados, como anteriormente, com os
mesmos veículos do antigo sistema.
No
outro lado da linha, os articulados que transportam muitos passageiros, partiam
lotados com passageiros em pé, com intervalos de sete até quinze minutos, isso
nesse sábado, dia da inauguração.
Precisamos
de condução confortável para os passageiros que utilizam a condução depois do
ponto inicial, por isso, muitos passageiros, preferem ir aos terminais, mesmo
estando na metade do percurso.
Em
conversa com um dos fiscais que não aceita os meus argumentos, disse que “o
nosso transporte é muito bom”, que os articulados deveriam ser maiores, com
intervalos mais longos. Sou contra a circulação de carros grandes em virtude
dos intervalos longos, “quase fui agredido”. Eu disse que os carros pequenos em
grande quantidade os intervalos são menores, o atendimento é mais humanizado. É
mais emprego e mais conforto para o cidadão que tem seu carro na garagem e
prefere o transporte público.
Atenciosamente.
Jayme Pereira da Silva
|
|
|---|