Governo
Tarcísio afirma ter acertado inauguração da Linha 6-Laranja em outubro de 2026
MetrôCPTM - Publicado
em 20 de junho de 2024
Acordo com a concessionária LinhaUni visa
equacionar medidas para recuperar atrasos em alguns canteiros de obras. Ramal
iniciará operação até Perdizes e chegará a São Joaquim um ano depois.
A Linha
6-Laranja de metrô não “atrasará 1.096 dias”, como foi
repercutido pela mídia após a publicação de um relatório de investidores pela
LinhaUni, sua futura operadora.
A
afirmação partiu de André Isper, secretário
executivo de Parcerias em Investimentos, do governo Tarcísio de Freitas
(Republicanos), durante a segunda audiência pública sobre a concessão das linhas 11,
12 e 13 da CPTM.
André Isper criticou a forma como foi interpretada a
informação constante no documento, que citava um atraso de três anos no
cronograma original, que previa a conclusão da obra em 2025.
Segundo ele, “esse cronograma é um direito de a
concessionária atrasar, mas quer dizer que ela vai atrasar” e que é uma
“leitura muito errada” dizer que o cronograma está prorrogado.
O
secretário executivo revelou que a gestão e a concessionária acertaram o
“cronograma acelerado” da obra e que prevê que o trecho entre Brasilândia e
Perdizes será entregue em outubro de 2026.
Já o
trajeto entre Perdizes e São Joaquim será aberto um ano depois, em outubro de
2027.
Isper
também explicou que o risco geológico citado pela LinhaUni envolveu a estação
Higienópolis-Mackenzie, que teria cedido cerca de 2 centímetros.
“Então
parou-se a obra naquela estação específica, fez-se todo um tratamento da
estação para ela parasse de descer”, afirmou.
O
custo com esse problema será pago pelo governo a partir de um teto previsto no
contrato.