São Paulo, (sábado) 02 de Abril de 2016
À
SPTRANS São Paulo
Transporte S. A.
Sugerimos a SPTRANS que disponibilize
nos ônibus a tabela de horários de todas as partidas, daquele carro, naquela linha,
essa tabela é a mesma que o motorista recebe ao iniciar a sua jornada de
trabalho.
Essa tabela deve ser
plastificada e disponibilizada em local bem visível ao alcance dos passageiros.
Nos pontos iniciais e
terminais deve ser afixada a Tabela Geral de Partidas da linha respectiva, em
local, também, visível ao público.
A nossa sugestão tem como
objetivo estabelecer um acompanhamento mais dinâmico das partidas dos coletivos
e a disciplina dos motoristas e fiscais da empresa operadora.
Hoje os serviços públicos
como os semáforos estão operando com dispositivos de precisão horária e muitas
vezes os coletivos não são sincronizados adequadamente, perdendo muito tempo
nos cruzamentos.
Também como sugestão as
linhas devem ser registradas com a quantidade de carros necessários às
atividades diárias, evitando-se com isso a “ciranda de carros de outras linhas”
com placas de identificação de outros locais.
Para melhorar a mobilidade
urbana nas grandes cidades, como São Paulo, o transporte coletivo deve atender
bem a população com informações de itinerários e horários, como acontece nos
aparelhos de GPS.
O transporte público é uma
necessidade da população, que deve gerar segurança e bem-estar.
Atenciosamente.
Jayme Pereira da Silva
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Hoje 15/março/2019
- Sex. 10:51 |
À
Secretaria
Municipal de Mobilidade e Transportes - SMT,
Diante do
envio da manifestação do Sr. Jayme Pereira da Silva, datada de 12 de fevereiro
de 2019, a esta Empresa, para subsidiar a resposta a ser dada ao munícipe,
informamos que, após registro sob o nº EE 2019/1950, a submetemos à
nossa Superintendência de Planejamento Operacional, que se reportando sobre o assunto,
preliminarmente informa que, as sugestões com o mesmo teor do munícipe já foram
objeto de análise, bem como respondidas por meio de:
Dito isso,
salienta que, as informações dos horários das partidas dos ônibus nos pontos
"iniciais" e "terminais", referentes a cada linha, estão
acessíveis nos diversos aplicativos gratuitos que podem ser baixados nos
celulares, assim, como no site da SPTrans que informa também o letreiro,
horários de operação por tipo de dia, tempo estimado de viagem e itinerário com
os trechos atendidos em cada via.
Informa
ainda, que todos os dados poderão ser obtidos através do QR Code (QR = Resposta
Rápida), desenvolvido como forma mais ágil para obtenção das mesmas informações
citadas e que estarão sendo implantados gradativamente nos pontos de controle
das linhas – TP/TS.
Isso posto,
reiteramos nosso compromisso com a prestação de um serviço de qualidade para
todos os usuários do Sistema de Transporte Coletivo Municipal, apresentando nossos
protestos da mais alta estima e distinta consideração para com essa Secretaria.
Permanecemos à disposição.
Atenciosamente,
Ouvidoria
São
Paulo, (sexta-feira) 15 de março de 2019.
À
OUVIDORIA DA SÃO PAULO TRANSPORTES S. A.
Prezados
Senhores:
Com
todo respeito aos Ouvidores da SPTRANS, agradeço o retorno ao meu email de
12/fev/2019, mas, a resposta não nos convence como solução.
Mesmo
que os aplicativos modernos apresentados pela SPTRANS como celulares e painéis
instalados nos ônibus, não informam a realidade aos passageiros que sequer
possuem aparelhos celulares, no momento do embarque.
A
nossa sugestão é que disponibilize nos pontos iniciais das viagens, as
informações de partidas de todos os horários para conhecimento dos passageiros
no momento do embarque, onde o usuário possa conferir a pontualidade no transporte
coletivo.
Para
conhecimento dos senhores, eu fiz a sugestão para a indicação de todos os horários de partidas dos ônibus para a SPTRANS e
fomos atendidos, pois, no site da SPTRANS não havia esse recurso para o
conhecimento dos passageiros. Entre outras sugestões apresentadas, como a
inversão das catracas dos ônibus, entrada pelas portas dianteiras e a colocação
do número do derivado da linha no painel frontal, sugestões que beneficiaram os
passageiros e a prestação de serviços, na cidade de São Paulo.
Com
raras exceções, as informações de horários das partidas dos ônibus no site da
SPTRANS divergem da realidade, mas, não estão ao alcance dos passageiros que
possuem celulares e/ou são obrigados a manter escondidos dos ladrões,
principalmente nos pontos perigosos da nossa cidade.
O transporte público
é uma necessidade da população, que deve garantir segurança e bem-estar.
Atenciosamente.
Jayme Pereira da
Silva
P.S. – São Paulo,
(sábado) 16 de março de 2019.
smt@prefeitura.sp.gov.br - sac@sptrans.com.br - comunidade@sptrans.com.br - gabinete.presidencia@sptrans.com.br
Sabemos das alterações e dos
impactos que a “nova licitação dos transportes” trará para a cidade de São
Paulo, tanto que, há mais de cinco anos, os técnicos especializados em
transporte, estudam como fazer um sistema de transporte mais humanizado e
eficiente para os passageiros de uma das maiores cidades do mundo e se criam
soluções paliativas que não alcançam objetivos, pois, a nossa cidade de São
Paulo é muito complexa e cada região tem suas peculiaridades que devem ser
tratadas regionalmente, não como estrutura global, para serem adaptadas as
diversas topografias.
A Ouvidoria
nos respondeu (15/mar/2019): “Dito isso, salienta que, as informações dos
horários das partidas dos ônibus nos pontos "iniciais" e
"terminais", referentes a cada linha, estão acessíveis nos diversos aplicativos gratuitos que podem ser
baixados nos celulares, assim, como no site da SPTrans
que informa também o letreiro, horários de operação por tipo de dia, tempo
estimado de viagem e itinerário com os trechos atendidos em cada via”. Como
respondemos no email acima, os passageiros que sequer possuem aparelhos celulares, no momento do
embarque, por falta de segurança nos terminais de ônibus. Esse é um problema
que tem como solucionar, “com os horários nos pontos iniciais”.
Lembrando sempre que “Onde há Ordem haverá Progresso. Onde
houver Progresso sem Ordem é Duvidoso”.
Atenciosamente.
Jayme Pereira da
Silva