São Paulo, (sábado) 02 de Abril de 2016

 

À

SPTRANS São Paulo Transporte S. A.

sac@sptrans.com.br

 

Sugerimos a SPTRANS que disponibilize nos ônibus a tabela de horários de todas as partidas, daquele carro, naquela linha, essa tabela é a mesma que o motorista recebe ao iniciar a sua jornada de trabalho.

 

Essa tabela deve ser plastificada e disponibilizada em local bem visível ao alcance dos passageiros.

 

Nos pontos iniciais e terminais deve ser afixada a Tabela Geral de Partidas da linha respectiva, em local, também, visível ao público.

 

A nossa sugestão tem como objetivo estabelecer um acompanhamento mais dinâmico das partidas dos coletivos e a disciplina dos motoristas e fiscais da empresa operadora.

 

Hoje os serviços públicos como os semáforos estão operando com dispositivos de precisão horária e muitas vezes os coletivos não são sincronizados adequadamente, perdendo muito tempo nos cruzamentos.

 

Também como sugestão as linhas devem ser registradas com a quantidade de carros necessários às atividades diárias, evitando-se com isso a “ciranda de carros de outras linhas” com placas de identificação de outros locais.

 

Para melhorar a mobilidade urbana nas grandes cidades, como São Paulo, o transporte coletivo deve atender bem a população com informações de itinerários e horários, como acontece nos aparelhos de GPS.

 

O transporte público é uma necessidade da população, que deve gerar segurança e bem-estar.

 

Atenciosamente.

 

Jayme Pereira da Silva

jaymensagens@globo.com

www.jaymesilva.com.br



De

ouvidoria@sptrans.com.brAdd contact

Para

jaymensagens@globo.comAdd contact

Data

Hoje 15/março/2019 - Sex. 10:51

À

Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes - SMT,

Diante do envio da manifestação do Sr. Jayme Pereira da Silva, datada de 12 de fevereiro de 2019, a esta Empresa, para subsidiar a resposta a ser dada ao munícipe, informamos que, após registro sob o nº EE 2019/1950, a submetemos à nossa Superintendência de Planejamento Operacional, que se reportando sobre o assunto, preliminarmente informa que, as sugestões com o mesmo teor do munícipe já foram objeto de análise, bem como respondidas por meio de:

Dito isso, salienta que, as informações dos horários das partidas dos ônibus nos pontos "iniciais" e "terminais", referentes a cada linha, estão acessíveis nos diversos aplicativos gratuitos que podem ser baixados nos celulares, assim, como no site da SPTrans que informa também o letreiro, horários de operação por tipo de dia, tempo estimado de viagem e itinerário com os trechos atendidos em cada via.

Informa ainda, que todos os dados poderão ser obtidos através do QR Code (QR = Resposta Rápida), desenvolvido como forma mais ágil para obtenção das mesmas informações citadas e que estarão sendo implantados gradativamente nos pontos de controle das linhas – TP/TS.

Isso posto, reiteramos nosso compromisso com a prestação de um serviço de qualidade para todos os usuários do Sistema de Transporte Coletivo Municipal, apresentando nossos protestos da mais alta estima e distinta consideração para com essa Secretaria.

Permanecemos à disposição.

Atenciosamente,

Ouvidoria

ouvidoria@sptrans.com.br

    

 

São Paulo, (sexta-feira) 15 de março de 2019.

 

À

OUVIDORIA DA SÃO PAULO TRANSPORTES S. A.

ouvidoria@sptrans.com.br

 

Prezados Senhores:

 

Com todo respeito aos Ouvidores da SPTRANS, agradeço o retorno ao meu email de 12/fev/2019, mas, a resposta não nos convence como solução.

 

Mesmo que os aplicativos modernos apresentados pela SPTRANS como celulares e painéis instalados nos ônibus, não informam a realidade aos passageiros que sequer possuem aparelhos celulares, no momento do embarque.

 

A nossa sugestão é que disponibilize nos pontos iniciais das viagens, as informações de partidas de todos os horários para conhecimento dos passageiros no momento do embarque, onde o usuário possa conferir a pontualidade no transporte coletivo.

 

Para conhecimento dos senhores, eu fiz a sugestão para a indicação de todos os horários de partidas dos ônibus para a SPTRANS e fomos atendidos, pois, no site da SPTRANS não havia esse recurso para o conhecimento dos passageiros. Entre outras sugestões apresentadas, como a inversão das catracas dos ônibus, entrada pelas portas dianteiras e a colocação do número do derivado da linha no painel frontal, sugestões que beneficiaram os passageiros e a prestação de serviços, na cidade de São Paulo.

 

Com raras exceções, as informações de horários das partidas dos ônibus no site da SPTRANS divergem da realidade, mas, não estão ao alcance dos passageiros que possuem celulares e/ou são obrigados a manter escondidos dos ladrões, principalmente nos pontos perigosos da nossa cidade.

 

O transporte público é uma necessidade da população, que deve garantir segurança e bem-estar.

 

Atenciosamente.

 

Jayme Pereira da Silva

jaymensagens@globo.com

www.jaymesilva.com.br

 

P.S. – São Paulo, (sábado) 16 de março de 2019.

 

smt@prefeitura.sp.gov.br - sac@sptrans.com.br - comunidade@sptrans.com.br  -  gabinete.presidencia@sptrans.com.br

 

Sabemos das alterações e dos impactos que a “nova licitação dos transportes” trará para a cidade de São Paulo, tanto que, há mais de cinco anos, os técnicos especializados em transporte, estudam como fazer um sistema de transporte mais humanizado e eficiente para os passageiros de uma das maiores cidades do mundo e se criam soluções paliativas que não alcançam objetivos, pois, a nossa cidade de São Paulo é muito complexa e cada região tem suas peculiaridades que devem ser tratadas regionalmente, não como estrutura global, para serem adaptadas as diversas topografias.

A Ouvidoria nos respondeu (15/mar/2019): “Dito isso, salienta que, as informações dos horários das partidas dos ônibus nos pontos "iniciais" e "terminais", referentes a cada linha, estão acessíveis nos diversos aplicativos gratuitos que podem ser baixados nos celulares, assim, como no site da SPTrans que informa também o letreiro, horários de operação por tipo de dia, tempo estimado de viagem e itinerário com os trechos atendidos em cada via”. Como respondemos no email acima, os passageiros que sequer possuem aparelhos celulares, no momento do embarque, por falta de segurança nos terminais de ônibus. Esse é um problema que tem como solucionar, “com os horários nos pontos iniciais”.

 

Lembrando sempre que “Onde há Ordem haverá Progresso. Onde houver Progresso sem Ordem é Duvidoso”.

 

Atenciosamente.

 

Jayme Pereira da Silva

jaymensagens@globo.com

www.jaymesilva.com.br