"MADRIGAL COROS ANGÉLICOS"

15 de Outubro de 1962 = 50 anos = 15 de Outubro de 2012

Parece até que foi ontem, que a organização internacional do pregador Billy Graham divulgou entre as igrejas evangélicas de São Paulo, a formação de núcleos de ensaios para o grandioso coral, cujo desejo inicial era para cinco mil coralistas, mas que devido às disposições e acomodações foram arregimentados em torno de duas mil vozes, que foram divididos em oito regiões da capital paulista, isso em meados de maio ou junho de 1962.
Um dos núcleos, na Igreja Batista da Lapa, foi confiado à professora Hildalea Gaidzakian, da Igreja Central Evangélica Armênia, que ensaiou todos os hinos do Hinário do Grande Coral, que foram cantados durante a Cruzada de Evangelização Billy Graham de 5 à 12 de Agosto de 1962, eis alguns: "Castelo Forte", "Montes do Norte", "Oração", "O Reino de Deus na Terra", "O meu Pastor é o bom Jesus", "Olha para Cristo", "Jesus, está à porta", "Vida e Luz", "Manso e Suave", "Antífona da dedicação" e "Grandioso és Tu!".
A confecção do hinário foi uma gentileza do Deputado João Hornos Filho.
A organização contou com a colaboração de muitos pastores e autoridades na época, inclusive um dos organizadores foi o saudoso Gióia Jr. entre muitos.
Após a realização da Cruzada Billy Graham, os núcleos se desfizeram, mas, no núcleo da Lapa, alguns entusiasmados com a grande realização, desenvolveram a divulgação da idéia de se formar um coral que pudesse atender as igrejas que não possuíam corais, estimulando a criação de outros corais.
Como fruto desse desejo, hoje, muitas igrejas possuem corais, cujos regentes passaram pelas fileiras do Madrigal Coros Angélicos, sempre sob a regência e direção da professora Hildalea Gaidzakian.
Nesse período desde sua organização em 15 de Outubro de 1962, muitas etapas foram enfrentadas, desde ideologias religiosas até conversões de elementos, João do Carmo, que se diziam não ter religião, hoje é pregador do Evangelho de Cristo.
Temos o testemunho da cantora Noemia do Coral da TV Excelsior, Canal 9 (extinto) que após participar dos ensaios do coral, devolveu a beca à regente Hildalea, chorando dizendo que não era digna de cantar no Coral, pois, ela sentia diferença no nosso comportamento dos coralistas, dando assim testemunho das nossas convicções religiosas.
A regente Hildalea Gaidzakian, sempre se preocupou em manter a qualidade da mensagem cantada, com interpretação bem audível, transmitindo a mensagem do evangelho através dos hinos e nas músicas populares a interpretação artística.
O Madrigal Coros Angélicos foi acompanhado por famosos pianistas e organistas, como: o maestro Joaquim Paulo do Espírito Santo, maestro Raphael Casalangüida, maestro Roberto Tibiriçá, pianista Cláudio de Brito, maestro Antonio Queiroz, entre muitos outros nomes de expressão nacional.
Não poderíamos esquecer a nossa pianista/organista-mor Dalila Alcântara Fernandes, que tem nos acompanhado desde o início da nossa organização.
Como organização o Madrigal Coros Angélicos, não tem compromisso com nenhuma igreja, porém, seus membros, são compromissados nas respectivas igrejas e com Deus, na divulgação e na arte de cantar em coral.

Jayme Pereira da Silva
fundador

Hildalea Gaidzakian
regente

Se Você conhece algum nome mencionado, avise-o e nos comunique, divulgue este artigo


\o/ \o/ \o/ \o/