São Paulo,
(quarta-feira) 05 de Junho de 2019
À
Diretoria da SPTRANS - São Paulo Transportes S. A.
gabinete.presidencia@sptrans.com.br
Prezados
Senhores:
Sugiro por
meio desse e-mail, uma solução para um problema que tem sido motivo de
reclamações de passageiros usuários das linhas de ônibus em São Paulo.
Não se
trata de reclamação, mas de uma forma para evitá-la, como tem acontecido com
alguns motoristas que por não mudar o letreiro no ponto inicial, parte com o
letreiro frontal com o destino anterior da última viagem.
Tenho
algumas sugestões que no decorrer de mais de 40 (quarenta) anos, tem
solucionado problemas e gerado lucro para as empresas de ônibus, uma delas foi
a Inversão das Catracas dos Ônibus na época da CMTC, (08/novembro/1991) com a
entrada pelas portas dianteiras, entre outras.
No Painel
Frontal eletrônico, a informação deveria ser “Número da Linha com os diversos locais por onde passar com a Indicação
do Início e Final” – Exemplo no Painel Frontal eletrônico: “1026/10 Vila Iara – (os diversos locais
por onde passar, Morro Grande / Estrada do Sabão / Hospital Penteado, etc...) Conexão Petrônio Portela” não havendo a necessidade
do motorista mudar o controle do painel eletrônico. Dou esse exemplo que pode
ser extendido para todas as respectivas linhas.
Já
aconteceu com alguns casos que eu aviso o motorista que o letreiro está
invertido na direção da viagem. Sei que há punição para o motorista quando é
visto por um fiscal da SPTRANS.
Estou
enviando cópia de reclamação sobre esse problema, recentemente
Atenciosamente,
Jayme
Pereira da Silva
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
São Paulo,
(terça-feira) 09 de Abril de 2019
À
SPENCER TRANSPORTE RODOVÍÁRIO LTDA.
ASSESSORIA DE RELACIONAMENTO - SPTRANS – São Paulo Transporte S. A.
Referente:
Reclamação de motorista da Linha 1026/10 – Conexão Petrônio Portela
Prezados Senhores:
A
reclamação que faço agora é do carro XXXXX
nessa tarde às 16h25 na Rua Maria Nazaro
da Silva em frente ao Mercado o Bom Vizinho.
Eu
avistei o carro com o letreiro apagado e quando se aproximou vi que as placas
no parabrisa e na lateral constavam que era o carro das 16h15 que sai da Vila
Iara para a Conexão Petrônio Portela.
Quando
o carro estava mais próximo dei sinal costumeiro, mas, o motorista ignorou e
passou direto não parou, naquele horário estava chovendo muito e havia algumas
pessoas que estavam abrigadas no supermercado.
Minha
sugestão é que esse motorista seja advertido na forma da Lei da SPTRANS, que
deve respeitar os passageiros idosos. Ele tinha visto o meu sinal antes do
ponto, mas, pelo seu comportamento, procedeu de forma desrespeitosa.
Tenho
colaborado com a empresa para melhorar o transporte em nossa região, gostaria
de respeito recíproco.
Atenciosamente.
Jayme Pereira da Silva
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
São Paulo,
(quarta-feira) 10 de Abril de 2019
À
SPENCER TRANSPORTE RODOVÍÁRIO LTDA.
ASSESSORIA DE RELACIONAMENTO - SPTRANS – São Paulo
Transporte S. A.
Retificação
na Reclamação de (ontem) 09/abril/2019 da Linha 1026/10 – Conexão Petrônio
Portela
Prezados Senhores:
A
reclamação que fiz contra o motorista do carro XXXXX, ontem às 16h25 na Rua
Maria Nazaro da Silva em frente ao Mercado o Bom Vizinho, numa tarde chuvosa.
Informei
que o carro em referência estava com os letreiros apagados e com as placas no
parabrisa e na lateral constava que era o carro das 16h15 que sai da Vila Iara para a Conexão Petrônio Portela,
conforme a tabela atualizada no site www.sptrans.com.br.
Hoje,
conversei com o motorista que estava dirigindo o mesmo carro ontem, no mesmo
horário, ele me disse que “ontem o carro
estava com um problema mecânico e que iria para a garagem, não estava em
operação”, eu disse que ele deveria tirar as placas de identificação da
linha e notificar a Empresa.
Outra
irregularidade, na tabela que consta o horário da partida na Vila Iara como 16h15 o motorista disse que a tabela do
carro é 16h20. Já fiz algumas
reclamações que há diferenças entre as informações no site da SPTRANS e a
tabela nos carros dessa linha, gostaria que fossem unificadas as informações,
para que os passageiros possam conferir as suas necessidades.
Tenho
colaborado com a empresa para melhorar o transporte em nossa região, gostaria
de respeito.
Atenciosamente.
Jayme Pereira da Silva